Fondo Sur Grada Baja

quinta-feira, março 27, 2008

Rui Santos

Rui Santos na sua crónica de segunda-feira do Record fala de um Sporting Regional.

Podem criticá-lo mas o homem é quem consegue ter uma visão mais clara dos problemas do Sporting.

"Quando para uma final da Taça da Liga, que se prepara anunciadamente com o mesmo afinco de uma final da Champions, se pensa em ter ‘o jogo controlado’, está tudo dito.
O Sporting foi igual a si próprio. Não nos surpreendeu nem se surpreendeu. Foi uma equipa mais uma vez plantada no terreno, sem mobilidade, sem velocidade, sem imaginação, sem magia, sem ambição, sem ousadia, reduzida à sua ‘capacidade’ de marcar posições no relvado, como se os jogadores fossem estacas e estivessem ali – prisioneiros do losango – a assinalar a sua tortura.

O Sporting jogou com medo do Vitória e jogou, fundamentalmente, para não marcar golos. Se fosse ao contrário, devido à diferença de meios, perceber-se-ia. Ser o Vitória a tomar cautelas com o Sporting é algo que faz todo o sentido.

Sem se dar conta de que um treinador do Sporting não pode ter o discurso do treinador do Arrentela, com o máximo respeito por todos os técnicos e todos os clubes deste País, Paulo Bento, agarrado aos seus dogmas, normalmente no final das partidas diz, quase sempre, que ‘tivemos o jogo controlado’. Pois é: o Sporting tem, quase sempre, os jogos controlados. O pior é o resto. O resto é um futebol descolorido, desgarrado e demasiado previsível, com poucas acelerações.

Fica bem a Paulo Bento reconhecer que ‘o Vitória foi um justo vencedor’, porque ‘o Sporting não teve capacidade para criar dificuldades ao adversário’ e ‘a nossa equipa revelou alguma tensão que provocou ansiedade’. Para além da confissão recorrente de que ‘faltou-nos agressividade’. Falta sempre.É caso para perguntar: porquê? É caso para perguntar: por que motivo o Sporting revela tensão, ansiedade e falta de agressividade? Como não creio que ‘certa imprensa’ não tenha esse dom, presumo que o problema deve estar em Alvalade.

O Sporting continua a enganar-se a si próprio: protegem-se uns aos outros num registo de incomparável mediocridade. Chega a ser desolador como um ‘Sporting de Portugal’ se comporta como um Sporting regional. Medroso, acanhado, conspirativo, sem alma. Este Sporting não honra nem a história nem a memória de um grande clube."

3 Comentários:

  • Orlando Teixeira, esta crónica é demasiado forte!

    Por Anonymous Anónimo, Às 3/27/2008 5:22 da tarde  

  • Hoje no jogo, a capa diz que Soares Franco pretende continuar até 2009 a exercer funções, com PB a treinador.

    Se isto acontecer, vou contribuir para um Sporting regional também. Acabou-se a mama de 12 euros por mês e mais 150 por época.

    Por Anonymous Anónimo, Às 3/27/2008 8:33 da tarde  

  • Caro(s) amigo(s)
    Infelizmente só hoje pude visitar-vos.
    Folgo que o Fondo seja lido por muitos, o que é sempre motivo de regozijo para o seu editor, ou não havia razão para me invocar.
    Sem pretender entrar em diálogo, porque este não é o espaço, nem é meu o blog, creia Ruizão que dali nada me surpreende e, conhecendo-o, não lhe atribu-o a mínima importância.
    Já leu algum escrito em que ele diga bem ou aplauda algo que diga respeito ao Sporting? Eu ainda não li. Porque será? E é ele sportinguista, olhe se não fosse?
    Um indivíduo que, por acompanhar jornalisticamente os Campeonatos Nacionais de Juniores, em A Bola, andou a oferecer-se para selecionador Nacinal da categoria, quando da demissão de José Augusto (quando Rui Santos começou a sua carreira, e foi nomeado Carlos Queiróz e Nelo Vingada, daí resultando o primeiro Campeonato do Mundo em Rihade), que credibilidade oferece? O artigo é lerdo e não tem ponta por onde se pegue, revelando uma azia típica de quem está em busca de qualquer coisa e lhe foi negado. Nada a dizer. Se considera que ali existe uma verdade que seja (não a verdade que falava Aleixo), posso dizer algo. Para já, foi mais do mesmo, o que não é novidade. Cada um é livre de entranhar o que quiser. De Rui Santos não recebo lições tácticas, de conduta ou outras.

    Por Blogger Orlando Teixeira, Às 3/28/2008 5:49 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial