Fondo Sur Grada Baja

domingo, julho 30, 2006

Liga espanhola

Penso que este ano a Liga Espanhola vai ser a mais disputada dos últimos anos no que se refere à conquista do título.

O Barcelona com a sua estrutura foi buscar o Gujhonsen para substituir o sueco Larsson e ainda Zambrotta e Thuram o que dará uma consistência defensiva tremenda que por sua vez dará mais tranquilidade aos jogadores mais avançados no terreno. 3 contratações cirurgicas para melhorar um plantel fantástico

O Real Madrid está a partir do zero mas com Fabio Capello as vitórias estão garantidas. Sabias perfeitamente que as grandes contratações iam começar a aparecer uma vez que o Italiano não assina com nenhum clube só por ele ser grande ou pagarem bem. Ele exige sempre alguns jogadores e eles estão aparecer. Cannavaro, Emerson "PUMA", Nilstelrooy e ainda vem mais um ou dois. Fala-se de Cesc Reyes e ainda de Kaka. A equipa será fortissima e com tantas soluções defensivas e ofensivas a equipa irá voltar aos velhos tempos e dar muita luta no campeonato e na champios. Prevejo grandes duelos do Real na Champions League.

Penso que este ano o Real irá ganhar alguma coisa nem que seja a Taça do Rei uma vez que jogando sempre com a segunda linha nesta competição teria um ataque do género Cassano/Raul ou Raul/Julio Baptista. Muito forte!!!

Primeiros sinais de Sporting...

Com apenas 15 dias de trabalho o Sporting venceu o os 3 primeiros jogos de preparação e deu uma imagem de enorme confiança no torneio do Guadiana ao vencer o Benfica por 3-0 e dois dias dias o Depor por 1-0.

As surpresas até agora têm sido o novo lateral esquerdo Ronny, oriundo do Timão, Yannick Djaló e Romagnoli. Enquanto Djaló é um menino das escolas do Sporting que fez um grande jogo contra o Benfica, já Romagnoli está a mostrar uma atitude competitiva bastante diferente da época passada e quer afirmar-se como o dez do Sporting. Ronny por seu turno tem mostrado grande vocação ofensiva, qualidade de passe e acerto defensivo apesar de alguma ingenuidade.

Se a defesa parece estar definida por agora com Abel Tonel Polga (voltou em grande forma) e Caneira, já o meio campo é uma incógnita. Custódio está em grande forma mas ontem Paredes mostrou que será um líder natural da equipa. Depois temos Moutinho que é titular indíscutivel. Os outros dois lugares são para Carlos Martins, Nani ou Romagnoli. No ataque Liedson está certo e o seu companheiro ainda não se sabe. Djaló mostrou que é uma opção válida, Deivid marcou dois golos em três jogos mas continua a ter pouca atitude e Douala apresentou-se muito mexido e motivado nesta pré época. E ainda falta Carlos Bueno, o uruguaio que o Sporting foi buscar ao PSG

Vi dois bons jogos do Sporting e acredito que este ano podemos continuar com a mesma consistência do ano passado mas fazendo melhores exibições. Para começar foi muito bom!

sábado, julho 22, 2006

A pré época

A pré época é a fase onde se pode sonhar com tudo. Até com o Benfica ou Sporting ganharem a Champions League.

Todos os dias saem nos jornais craques novos para os grandes clubes da Europa. Por Portugal, Tristan e Hesselink vão enchendo jornais, enquanto o nome do futuro avançado benfiquista continua em mistério.
Por Espanha é a loucura total. Aproveitando-se do calciocaos Barcelona e Madrid reforçam-se em grande escala com Zambrotta e Thuram a irem para a Catalunha e Cannavaro e Emerson a descerem 600 quilómetros no mapa espanhol.

Em Itália, o Inter acaba de comprar Patrick Vieira e promete não ficar por aqui. Fala-se em Ibrahimovic, Luca Toni etc. A Roma do careca Spaletti está mais calma. Este ano vista com o grande adversário do Inter de Milão na conquista do título, prefere não entrar em loucuras e Spaletti já disse que não vão comprar grandes estrelas. O nome mais sonante talvez seja Iaquinta. O Milan faz tudo para segurar a sua jóia da coroa, Kaka!

Em Inglaterra, o Manchester ainda não fez grandes contratações e especula-se muito com a saída de Van the Man.
Mourinho disse que quer um Chelsea com 20 jogadores de muita qualidade e com 6 ou 7 polivalentes. Entende-se perfeitamente. Ao ver um plantel recheado de jogadores de grande qualida, José nao quer criar descontamento em todas as suas estrelas e com poucos jogadores e com tantas competições haverá espaço para todos. Será uma verdadeira rotação de onzes iniciais durante a época.

Neste momento são estas as grandes movimentações da época e espera-se por mais umas quantas surpresas até se iniciarem os campeonatos. Kaka, Ibrahimovic, Luca Toni, Van Nistelrooy, Trezeguet, Adriano estão em trânsito não sendo onde vão parar. Buffon já disse que continua com a Juve na série B, mas será que mais alguem quererá isso?

segunda-feira, julho 17, 2006

O regresso de Jardel

Espero com ansiedade o regresso de Jardel à competição. O problema é saber quando volta.
Ele diz que dentro de mês e meio está de volta. Vamos ver... ao que parece está a pesar 88Kg. No entanto eu acredito num regresso.

Eu, como apreciado de futebol e sportinguista, posso dizer que Jardel marcou-me. Estou-lhe bastante grato pelo título de 2001/2002. Para mim ele era o "MAIOR". Naquela época marcou 55 golos e deu-me muitas alegrias. Recordo-me em particular de 2 que ocorreram no espaço de uma semana.

Primeiro numa noite fria de Dezembro quando fomos jogar à Luz, no último jogo da Catedral antes de começar a ser parcialmente demolida.
Perdíamos por 2-0 a 5 minutos do fim e com esse resultado passaria o Benfica para primeiro lugar e nós para segundo. Super Mário consegue ganhar um penalty no mínimo rídiculo ao sentir um "escorão" de Caneira (que parece que vai ficar mais 3 anos no Sporting ). Nesse jogo tinhamos falhado muitas oportunidades e não acreditava sequer no empate. Jardel marcou o 2-1 aos 40 e 4 minutos depois Rodrigo Tello ( mais conhecido por Chilena ) tira um cruzamento perfeito e quase impossível do lado direito do ataque. Jardel lá estava de cabeça como fez tantas e tantas vezes na sua carreira a facturar o empate e a manter o Sporting na liderança.
Estava no estádio e vibrei de felicidade

O Segundo momento de Jardel que me marcou particularmente foi uma semana depois em alvalade quando jogavamos o último jogo antes da paragem natalícia contra o Setúbal. Jogámos mal nesse jogo. A equipa não se encontrou e a meio da segunda-parte ficámos sem o nosso grande avançado romeno MARIUS NICULAE. O jogo arrastava-se para o fim e a um minuto do fim, quando já ninguém acreditava, Beto ainda no meio campo sportinguista e descaido para o lado direito lança a bola para a àrea numa atitude de desespero geral e Super Mário mata a bola no peito e chuta de primeiro. Que loucura na curva sul. Eu abraçado a dois companheiros fieis dos dias frios e chuvosos do antigo José de Alvalade a gritar JARDEL de um forma interminável.

O ano seguinte de Jardel seria terrivel, com a sua queda no alcool, jogo e droga... mas a minha confiança no homem continuava inabalável. Nem a época que não fez essa época deixa-me uma má imagem do Super Mário. Queria que houvesse mais jogadores a darem títulos ao Sporting de forma tão categõrica com o Jardas fez.

Jardel passou os últimos dois anos a trocar de clube e hoje vou ao Beira-Mar. Regressa pela porta pequena a Portugal mas poderá voltar a marcar golos... e muitos. Depende dele e se conseguir emagrecer e se conseguir concentrar-se apenas no futebol, os golos vão aparecer com naturalidade, porque como uma vez o própio disse "Eu não jogo nada, mas sei fazer gol"

sábado, julho 15, 2006

Zizou

Vi jogar Zidane pela primeira vez, ao vivo, no dia 14 de Setembro de 2003 no Santiago Bernabeu. Real Madrid - Valladolid. O jogo foi óptimo para o Real, 7-2 o resultado final.

Na segunda parte aos 53 minutos David Beckham, a jogar a médio centro naquela fase, descai sobre a direita e faz um passe de mais de 30 metros para o francês que do lado esquerdo à entrada da àrea remata sem deixar a bola cair. GOLAÇO. Acabei por vê-lo em mais 5 ou 6 ocasiões e foi sempre gratificante. Zidane nunca joga mal, às vezes joga menos bem mas nem assim perde a classe.

Lippi dizia na conferência depois da final do campeonato do Mundo que não deveriam crucificar Zidane e em tom de desabafo disse "Zidane praticamente ganhou o jogo sozinho ao Brasil" Zidane era o maestro sem orquestra, fazia tudo ou quase tudo bem. Ele era o verdadeiro 10. Não era um grande goleador, não defendia, mas interligava tudo . Creio que Zidane tinha um dom especial de antecipar, no seu cérebro, o jogo em 5 segundos. Quando ele fazia um passe ou uma finta ele já sabia o que ia acontecer. VI jogar Maradona, mas era tão novo que para mim o melhor será sempre Zidane. Não é o meu jogador preferido mas é sem dúvida o jogador mais completo que vi jogar.

Para ver alguns dos seus melhores momentos clique aqui

terça-feira, julho 11, 2006

Joga tu...acerta com o zidane no Materazzi

Clique aqui e jogue o jogo mais meditático do momento!!!!

Veja mais gifs : Link1 e link2

Acabou o Mundial

O Mundial acabou com vitória Italiana. Uns dizem que justa, outros nem tanto. O que posso dizer é que toda aquela ansiedade por um mês de futebol com jogos todos os dias, resumos a todas a horas e notícias a todos o minutos passou e viu-se pouco futebol... entenda-se bom futebol.
O futebol está cada vez mais táctico e era assim que a Itália poderia ganhar.
Os que prometeram bom futebol não chegaram às meias finais (Argentina e Republica Checa) e o JOGA BONITO ficou em casa. Os craques brasileiros não apareceram e quem lá esteve foram 11 bonecos vestidos com a camisola amarela. Penso mesmo que o Ronaldinho Gaúcho deve ter tirado férias num qualquer sitio paradisiaco e quem estava lá era uma sósia.

A FIFA escolheu Portugal para equipa com "futebol mais atractivo". Creio que Portugal não apresentou um bom futebol este mundial. Fomos consistentes mas não muito talentosos nem estivemos particularmente inspirados (Milagre do Ricardo à parte).

Este Mundial foi o segundo com menos golos e a maioria dos jogos foram muito fechados. Então a partir dos quartos de final, o jogo mais aberto foi o do último sábado entre Alemanha e Portugal.
Portugal fez um excelente resultado mas tirando isso não vou ter grandes recordações.

Melhor Jogo: Gana-2 Republica Checa-0
Melhor Golo: Maxi Rodriguez contra o México
Melhor jogada: Jogada do golo do Cambiasso
Maior decepção: Brasil no seu todo
Melhor Jogador: Zidane
Melhor Guarda-Redes: Buffon

Acreditava que este Mundial fosse muito melhor do que o da Coreia. Não foi assim mas espero que o bom futebol volte em 2010.

O "Joga Bonito" não é só um anúncio. Ele existe e chamou-se este ano BARCELONA.

2006/2007 já começou!

segunda-feira, julho 10, 2006

Campioni del Mondo!

Incrível!!!! Itália ganhou!! Quem diria uma semana antes? O Campeonato do Mundo é assim, imprevisivel.

Itália teve a sorte de jogar com a Austrália e Ucrânia nos oitavos e quartos de final respectivamente. Depois nas meias-finais foi mais forte que a Alemanha e hoje... bem e hoje foi uma final muito fraca. Fez-me lembrar a final da Champions entre a Juve e o Milan. Esta foi melhor porque na primeira parte houve algum futebol e golos.

Foi uma triste despedida de Zidane

domingo, julho 09, 2006

Jardel no Beira Mar

Jardel vai assinar por um ano pela equipa de Inácio.

É o regresso de Super Mário à Liga Portuguesa. Jardel está desde 2002 à deriva. Passou por n clubes e uma semana atrás dizia na Sporttv que tinha uma proposta de Lisboa e outra do Porto. Acabou para ir para Aveiro e sujeitar-se a ser escolhido e não a escolher. Se ele emagrecer e tiver cabeça ( será possível? ) poderá voltar a fazer golos como só ele sabe

Liedson te cuida cara!!!!

Cristiano Ronaldo à venda no eBAY

Cristiano foi posto à venda no eBAY. Clique aqui

sexta-feira, julho 07, 2006

os reis do Fora-de-Jogo

Estava agora assistir na Eurosport a um programa do Mundial e mostraram uma lista com os jogadores que tinham mais fora de jogos assinalados durante a prova.

Com 9 fora de jogo tinhamos na liderança Thierry Henry e depois tinhamos cerca de 7 8 jogadores com 8 fora de jogos onde estava Akwá e o avançado da Costa do Marfim.
Tendo em conta que cada um deles só fez 3 jogos poderei dizer que a ingenuidade paga-se caro.


PS : Pauleta vem logo a seguir com 7 fora de jogo.

Este ano será muito a sério

Capello ha vuelto

Don Fábio está de volta ao Real Madrid. Calderón prometeu e cumpriu.

Acredito que o Real irá ter uma grande equipa uma vez que Capello nunca viria para Espanha sem algumas garantias, refiro-me a jogadores claro.

Teremos o grande Real de volta seguramente. A Europa irá assistir ao ressurgir da equipa Merengue. Não tenho dúvidas sobre isso. Agora veremos se volta o bom futebol também...

A tristeza da derrota

A derrota de ontem deixou Portugal triste. Depois do jogo acabar ao tristeza invadiu-nos. Tivemos tão perto de tocar o céu e um penalty tirou-nos aquilo que nos tinha dado uns dias antes.
Quando Zizou marcou o golo fiquei bastante descrente. Já tinha visto o filme. Portugal tem, quase historicamente, muitas dificuldades a jogar contra equipas fechadas. França fez pouco mas é assim. Parecia quase a Itália a jogar.

Portugal não fez grandes exibições no Mundial. Para isso muito se deveu a falta de uma referência no ataque. O abominável Pauleta só consegue marcar golos a Angola e Cabo Verde, Postiga esteve muito mal contra o México e ontem voltou a não fazer nada. Quando teve a aoportunidade atirou-se para o relvado. E depois o Nuno Gomes? Estaria lesionado? Então porque foi?

Outra das razões para a má exibição de ontem foi a falta do mágico, do número dez, aquele que finta com os dois pés.... faltou DECO. Era muito importante termos um grande Deco ontem e não o tivemos. Tivemos sim um grande Maniche mas não chegou.

Apesar de tudo, ficar entre os 4 primeiros é histórico e fantástico. Scolari teve o dom de fazer com que toda a gente sofresse com a Selecção. Parabéns a ele e aos jogadores. Sábado queremos o 3º lugar.

domingo, julho 02, 2006

Ricardo: Obrigado mas não estás perdoado!!!!

Parreira!!!

O Brasil perde este Mundial por causa de Parreira. A única palavra que me ocorre para descrever o homem é BURRO!!!

O Brasil foi a maior decepção. Tanta agitãção antes do torneio, tanto favoritismo e tanto talento junto. Joga Bonito diziam os anúncios, jornais etc. Parreira não quis. Tirou a arte á equipa, a imprevisibilidade e a velocidade. Apostou nas velhas raposas, nas suas ideias e claro perdeu.

Os brasileiros querem ganhar e jogar bem. Ele só queria ganhar e não via defeitos nas exibições deploráveis. Não mexia na equipa. Cafu a titular, Juninho e Robinho no banco. Teve o que mereceu. Tenho pena dos jogadores!!!

Zidane

Se Ricardo fez hoje um milagre e levou Portugal às meias-finais, Zidane teve uma actuação a lembrar os bons velhos tempos.

Que classe, que técnica, que jogador. Exibição notável a conduzir a equipa Gaulesa à vitória.

Foi muito bom ver Zidane calar os criticos. Por mim renovava mais um ano pelo Real e só jogava nos jogos importantes. Foi incrível.

Ricardo... Obrigado!!!



Ricardo foi o herói do jogo contra a Inglaterra. Simplesmente fantástico!!!!!

OBRIGADO!!!!!

sábado, julho 01, 2006

Sporting: Obrigado por existires!!!


O Sporting Clube de Portugal comemora hoje os seus primeiros 100 anos de vida.

Desses 100 só vivi 27 mas já tive grandes alegrias. Grandes tardes e noites de futebol bem como algumas grandes decepções.

O momento mais feliz: A vitória no campeonato em 2000 em Vidal Pinheiro por 4-0.

O momento mais triste: A derrota na final da Taça Uefa. Uma primeira parte das melhores de sempre e uma segunda trágica que faria com que uma vitória parcial de 1-0 acabasse em derrota por 1-3

O melhor jogador que vi jogar pelo Sporting: Balakov/Figo

O pior jogador que vi jogar pelo Sporting: O mais recente foi o Hugo!

A equipa que jogou melhor futebol: Sporting de Carlos Queiróz com Figo e Balakov 1994/1995
Sporting de Mirko Jozic em 1998/1999
Sporting de José Peseiro 2004/2005

Melhor Treinador: Mirko Jozic

O melhor jogo que vi em Alvalade: Sporting-4 Newcastle-1 2004/2005

O melhor avançado: Mário Jardel!!!!!!!!!!!!!!

O melhor Guarda-Redes: Peter Schmeichel

O melhor empate: Benfica-2 Sporting-2 em 2001/2002

A melhor derrota: AZ Alkmaar -3 Sporting-2 na Taça Uefa com golo deMiguel Garcia no último minuto ARREPIANTE!!!!

Que venham mais 100...e com muitos títulos